A SAGA DO FISICULTURISMO TEIXEIRENSE. 1º Temp – Ep-1

A SAGA DO FISICULTURISMO TEIXEIRENSE

O ano é 1989, o prefeito Francistônio Pinto governa a pacata e prosaica Teixeira de Freitas, temos as matines no Clube Jacarandá, cavalos de pau imprudentemente, praticados pelos mocinhos da cidade, porem, para um grupo de jovens toda essa agitação de final de década passa despercebido, eles estão focados em outro proposito, o desejo e a vontade, estão direcionados para objetivos bem diferentes.

Eles são os marombeiros, malhadores ou fisiculturistas, como são chamados, e toda essa dedicação tem uma razão, a academia Valter Cezar esta promovendo um evento inédito para a cidade, o primeiro concurso de musculação de Teixeira de Freitas.

Como previsto, no final desse mesmo ano a competição acontece. No salão de festas do clube Jacarandá é improvisado um palco onde acontecem as apresentações e os atletas são julgados.

A competição foi bem sucedida, centenas de pessoas prestigiam o evento, estavam no palco nomes como Everaldão, Josias, Bob Paris, Ailtinho, Jairo, Narciso, Vomberto e vários outros.

Entre vencedores e perdedores, salvaram-se todos!

  

Na plateia estão Alex e Marcão, pertencentes à turma do MotoCross que havia se matriculado recentemente na academia Valter Cezar com a intenção de melhorar o condicionamento físico para o esporte que praticavam. Com o esfriamento que passava o motocross local e extremamente motivados pelo evento organizado pelo Valter, Alex e Marcão resolvem se dedicar a pratica da musculação.

O primeiro passo dos dois foi mudarem de local visto que onde as coisas aconteciam efetivamente não era na academia Valter Cezar e sim na academia Muscle&Power do Japonês Makoto.

Lá sim, era onde as coisas pegavam fogo, era onde estavam os empolgados, Everaldão, Rogerio Manelão , Bob Paris , Ismael , Messias Tatu,  Thozão, e, eventualmente, Jozião ; verdadeiros comedores de ferro que não estavam lá para brincadeiras. De dentro da academia Muscle&Power surge então um Clã formado por Alex, Everaldão Marcão, Josias, Messias, Bob, MacGyver Ismael e Manelão , grupo este que foi rachado posteriormente, dividindo-se em dois, o grupo do Everaldão” e o grupo do Josias.

Era o tempero que estava faltando, esses grupos se tornaram rivais e com isso aconteceram confrontos dignos das maiores guerras do planeta. Localizada na Rua Pedro Alvares Cabral, a academia Muscle&Power era o endereço da meca do fisiculturismo regional, um prédio de esquina no piso superior onde treinavam os maiores e melhores culturistas daquele período. Era possível presenciar atletas como a pequena Nelma, uma garota de 17 anos agachar com 98 quilos,  ver o Everaldão fazer o mesmo com quase 200 quilos nas costas, series de supino realizadas por Messias Tatu e Ailtinho com mais de 160 quilos, Thozão com seus grandes e impressionantes rugidos, facilmente ouvidos do outro lado da rua, enquanto executava series com 700 quilos no leg press.

Saltavam aos olhos tamanha energia e excitamento que exalava daquele lugar. Era lá também que, com frequência, eram definidos e organizados os concursos que acontecia por toda a região.

Por falar em região; em Nanuque tínhamos o gigante Claudão, hoje um bem-sucedido empresário no ramo das academias, em Teófilo Otoni tínhamos o baixinho Biro Biro, em Medeiros Neto despontaram o Valfreu e Vailton.

Sob toda essa influência, surgiu um atleta que merece destaque pelo empenho, disciplina, força e perseverança que demostrava, características essas que foram determinantes para transforma-lo em uma figura pública de destaque na região, um motivo de orgulho para nos que somos amantes da musculação O então, vice prefeito de Teixeira de Freitas Luca Bocão!

O ápice do esporte se deu entre os anos de 1990 a 1995 foi onde aconteceu tudo de maneira muito intensa e apaixonante.

Nesse turbilhão e efervescência, surgiram atletas de peso que saíram daqui e levaram os nomes das nossas cidades para além das fronteiras, nomes como os Teixeirenses Josias Alencar – Campeão Capixaba, José Wilson – Campeão Brasileiro e o Itabunense Carlos Santos – Tetra Campeão mundial de fisiculturismo.

Todos forjados dentro desse fogo, cujo a chama principal queimava aqui em Teixeira de Freitas.

Ficam então as lembranças de momentos marcantes vividos por quem participou intensamente desse “Boom” que foi o fisiculturismo regional. Citar aqui nomes que suaram, gritaram e malharam lado a lado e deram suas contribuições de alguma maneira  para o mundo das academias, que hoje se reflete na excelente realidade fitness da nossa Teixeira de Freitas, que se orgulha de ter Waléria Tigre, uma das melhores fisiculturista do Brasil!

Essa baiana porreta, Atleta Wellness Fitness e Profissional em Educação Física que conquistou atualmente o título de Vice-Campeã Brasileira 2016 pela Federação Brasileira de Fisiculturismo- IFBB.

 

 

 

 

 

O extremosuper, orgulhosamente inicia aqui o 1º EPISÓDIO DA 1º TEMPORADA da “SAGA DOS MAROMBEIROS e FISICULTURISTAS DE TEIXEIRA DE FREITAS”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valeu Sr. Julindo Prado,Ailtinho Jaderson Santana, Robson Valadadres, Gomes Baú , Narciso, Alan, Dautinho , Dede, Rogerão Os gêmeos Dil e Nado, Rider , Grande Delmí da academia Vida Ativa, Zé Geraldo do Prado, Sergio, Jenilson Pupilo, Munrrá  e muitos outros… Vocês fizeram história.

 

 

 

 

Por: X da Questão/Alex Assis/Everaldão/Luciano Cordeiro