Conferência Macrorregional da Saúde das Mulheres em Teixeira de Freitas

Por: Tatiana Novais/ Extremosuper

Teixeira recebeu nesta quinta e sexta-feira, 1° e 2° de junho de 2017, a primeira Conferência Macrorregional da Saúde das Mulheres que contou com a participação da Secretária Estadual de Politica para as Mulheres, Dr. Julieta Palmera; representantes dos 21 municípios que compõe a região do Extremo Sul baiano; e a participação de autoridades locais.

A abertura do evento na noite de quinta foi marcada pela apresentação da Orquestra Educandário Paz e Bem, a apresentação indígena das mulheres Pataxós da Aldeia Monte Dourado no Prado, e a palestra “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” com Dr. Julieta.

Falar de Conjuntura de politicas públicas para as mulheres, é falar de combate ao machismo! Tudo que ocorre de crime e violência contra a mulher está estritamente relacionado a cultura do machismo em nosso país, é de onde parte todo o problema” Disse a Dr. Julieta Palmeira.

Segundo Rita de Cassia, membro da comissão organizadora do evento, as conferências vão acontecer em todas as macrorregiões da Bahia, “Nesta etapa de hoje, vamos selecionar 42 representantes do Extremo Sul para participar da Conferência Estadual em Julho e em outubro terá a Conferencia Nacional de onde sairão propostas para a aplicação das politicas públicas para mulheres em todo país”, informou Rita.

De acordo com organização do evento, esse tipo de ação, é uma forma de identificar as demandas de cada cidade e unir o trabalho do governo com a sociedade civil, promovendo a construção de propostas que apontam soluções para os problemas que afetam diretamente a saúde da mulher na Bahia.

As conferências permitem o debate de questões que às vezes não são nem discutidas pelas mulheres ou pela sociedade em geral, além de possibilitar a identificação de problemas gravíssimos que ocorrem diariamente na vida destas mulheres”, declarou Rita de Cassia.